– Tombamento Escola Regional de Meriti

Você sabia que a Escola Dr. Álvaro Alberto, mais conhecida como Mate com Angu foi fundada em 1921? Que junto com ela foram criados no seu espaço um museu e uma biblioteca que atendiam também à comunidade?  Sabia que ela foi a primeira em nosso país a servir merenda aos alunos? Que eles inovaram na forma de ensinar, prestaram assistência às famílias e influenciaram no desenvolvimento da nossa cidade?

Por essas e outras iniciativas importantes, a Escola Regional de Meriti (chamada Escola Dr. Álvaro Alberto desde 1964) tornou-se referência na história da educação do Brasil e foi reconhecida nacionalmente e até mesmo em outros países! Foi considerada a mais completa experiência escolanovista de ensino primário no país. Ela é um patrimônio histórico e cultural de Duque de Caxias!

Há mais de 10 anos, há um movimento de pessoas e instituições ligadas à educação e à cultura para preservar esse patrimônio. Todo o esforço valeu a pena: Finalmente, depois de tanta luta, conseguimos convencer a prefeitura a assinar o decreto de Tombamento da Escola Dr. Álvaro Alberto – Decreto nº 6734, de 27/12/2017. Ele reconhece a escola como Patrimônio Material de nossa cidade e garante a sua proteção e preservação.

“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto, é realidade…”, já dizia Raul Seixas!

 

Decreto 6734/ 2016

 

Construção do prédio da Escola Dr. Álvaro Alberto – 1955

Inauguração da Escola Dr. Álvaro Alberto – 1955

 

 

 

 

 

 

 

Construção da Escola Dr. Álvaro Alberto – 1955

Inauguração da Escola Dr. Álvaro Alberto – 1955

 

 

 

 

 

 

 

Escola Dr. Álvaro Alberto – Década de 1950/1960 – Acervo Professora Martha Rossi

Primeira Turma da Escola Dr. Álvaro Alberto